ícone whatsapp

Blog » Abertura de Empresa

O que é Razão Social de uma empresa e para que ela serve?

Voltar | Por Alison em 15/09/2021

Para quem está começando a empreender, o termo Razão Social pode gerar dúvida. Confira para que ser a Razão social da empresa.

Também conhecida como denominação social ou nome comercial, a Razão Social da sua empresa é uma das coisas mais importantes para a vida jurídica da sua empresa. Confira conosco o que é exatamente a Razão Social e c para o que ela serve!

O que é Razão Social?

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre a importância do registro da Razão Social da sua empresa. Mas você sabe por quê isto é importante?

Razão social é a denominação e a assinatura pelos quais a sua empresa pode ser reconhecida comercialmente, seja ela uma sociedade limitada ou anônima.

Também conhecida como firma empresarial, denominação social, ou nome comercial, a Razão Social é o nome que está no documento de constituição da sua empresa e que é usada em todos os seus documentos legais e contratos firmados.

É através da Razão Social que a pessoa jurídica de sua empresa se individualiza, e a partir disso poderá exercer suas atividades. Ela é o nome pelo qual sua empresa ficará registrada na Junta Comercial ou no cartório da cidade sede dela.

Para que serve a Razão Social de uma Empresa?

É verdade que, poucas vezes, uma empresa é reconhecida pela sua Razão Social, sendo seu uso mais restrito aos campos jurídicos e contratuais de atuação da sua empresa.

Ou seja, apesar de não ser muito usado no seu dia a dia, é de extrema importância! A Razão Social é o nome que ficará registrado no contrato social da sua empresa, nas escrituras em nome dela, em todas as notas fiscais que for emitir e qualquer outro documento legal gerado pelo seu empreendimento.

É também o nome que ficará registrado nas faturas de cartão de crédito dos seus clientes!

É preciso notar que só é permitido o registro de uma Razão Social uma única vez por estado, o que quer dizer que se uma Razão Social já é utilizada por uma outra empresa, não é possível utilizar o mesmo nome para outra.

Por isso, é sempre muito importante fazer uma pesquisa antes de solicitar o registro do nome, para verificar se a Razão Social escolhida não será repetida, sendo inclusive protegida como propriedade intelectual.

Diferença entre Razão Social e Nome Fantasia

Este é um ponto que gera muita confusão entre empreendedores: a diferença entre a Razão Social de uma empresa e seu nome fantasia.

De maneira simples, a razão social é o nome de registro, aquele que é utilizado para fins jurídicos, formais e administrativos.

Já o nome fantasia é o nome utilizado para a divulgação da empresa, é o nome pelo qual a empresa é reconhecida por seus clientes.

Embora o nome fantasia possa ser igual à Razão Social, muitas vezes ela não tem nenhuma relação aparente com o seu nome fantasia!

O mais comum é que ele seja diferente. Por motivos de marketing e de praticidade, costuma ser um nome mais curto e simples, para facilitar o trabalho dos publicitários e a memorização do nome pelos clientes.

O nome fantasia pode ser registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Esse registro é um registro opcional, o registro da marca (trademark). Quando uma marca é registrada ela passa a ser representada com um pequeno ‘R’ em um círculo.

A partir do momento que uma marca é registrada ela se torna um ativo e pode ser licenciada para utilização em franquias e filiais.

Como escolher a Razão Social?

A razão social é composta, geralmente, de três partes: a sua designação específica, o ramo principal em que atua e o enquadramento da empresa.

O nome deve estar ligado à atividade exercida pela empresa e o melhor aqui é que ele seja de fácil compreensão. Assim, o melhor é escolher nomes que não sejam muito longos ou com muitos elementos estrangeiros!

Uma dica importante: o ideal é que a Razão Social de sua empresa, sua entidade jurídica, dê origem ao nome fantasia, mesmo que minimamente.

Por motivos de propriedade intelectual, é também necessário que seja um nome único e que não se assemelhe à Razão Social e ao nome fantasia de outras empresas.

Uma estratégia bastante utilizada é o uso das iniciais dos sócios ou proprietários do negócio como sigla, formando assim um nome para ser usado como Razão Social.

Uma dica interessante é usar um termo ligado à àrea de atuação da sua empresa, como comércio, marketing ou indústria;

A Razão Social deve obrigatoriamente trazer o tipo de constituição legal que a define. Por exemplo, se ela é uma MEI (microempreendedor individual), ME (microempresa), EPP (empresa de pequeno porte) ou LTDA (sociedade limitada).

Por isso, é extremamente necessário fazer uma pesquisa prévia com as ideias para a razão social da sua empresa em sites e redes sociais, para verificar se existem outros negócios que usem as mesmas palavras.

Uma boa consultoria em contabilidade, como nós fornecemos aqui na Atom, pode te ajudar bastante na escolha de um nome para ser usado como Razão Social!

Assim você pode fazer uma escolha informada, a partir de uma ampla experiência com diversas empresas, te ajudando na escolha certa para saber quais nomes funcionam e podem facilitar a relação da sua empresa com fornecedores e clientes.

Entre em contato agora mesmo e saiba tudo o que precisa saber sobre Razão Social com nossos atendentes!

Compartilhe: