Blog » Abertura de Empresa
Voltar | Por Alison em 04/07/2024
Obter um alvará de funcionamento é uma etapa crucial para qualquer empresário que deseja iniciar um negócio legalmente no Brasil. Este documento, emitido pela prefeitura local, atesta que a empresa está em conformidade com todas as normas de segurança, higiene e uso do solo. Neste guia, você aprenderá sobre a importância do alvará de funcionamento, os requisitos necessários para sua obtenção, os custos envolvidos e os passos para garantir que seu negócio esteja completamente regularizado em 2024. Vamos explorar cada detalhe para que você possa começar seu empreendimento com tranquilidade e segurança.
O que é o alvará de funcionamento? Esta acaba sendo uma dúvida muito comum de quem está começando. Ele é um documento que autoriza a empresa a exercer as suas atividades, de acordo com o local de funcionamento e as normas estabelecidas pela Prefeitura local ou outro órgão governamental municipal.
Dependendo da localidade, o requerimento pode ser feito pela internet.
Portanto, antes de alugar ou comprar o imóvel onde será o local de atuação da empresa, é preciso verificar se será possível seguir com a decisão, se será possível obter o alvará de funcionamento.
Em casos de imóveis alugados, existe a possibilidade de já existir um alvará. Se essa for a situação é só observar as mudanças que serão feitas no local para renovação do documento, de acordo com as diretrizes do novo negócio que estiver sendo montado.
Empresas que são abertas em um endereço residencial também precisam de alvará de funcionamento, desde que atenda alguns requisitos: geralmente, a atividade não pode envolver armazenamento, carga ou descarga de mercadorias e ficar atento em relação à circulação de pessoas no local, que não pode ser grande.
Este é o documento que legaliza a sua empresa perante a prefeitura. O órgão regulador correspondente vai até o local de funcionamento da sua atividade, faz uma vistoria e atesta a viabilidade da atividade.
A verificação pelos agentes busca por possíveis problemas que devem ser sanados antes do momento de abertura do negócio.
Algumas prefeituras também exigem a vistoria do Corpo de Bombeiros, visando mais segurança aos funcionários, clientes e todos os envolvidos na atividade.
Qualquer negócio que tenha uma movimentação de público vai precisar do alvará de funcionamento. Todo estabelecimento comercial, industrial, empresas de prestação de serviços ou entidades associativas precisam da autorização do órgão municipal competente.
Interessados em atividades regulares ou em realização de eventos em locais com lotação superior a 250 pessoas devem requerer o documento obrigatoriamente.
E-commerces que dependem de uma sede física para estoque ou produção também necessitam do documento.
Uma vez realizado o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI) no Portal do Empreendedor, a pessoa recebe um alvará provisório para MEI.
A gratuidade do documento depende do município em que será realizado o negócio ou prestação de serviços. A isenção é de apenas um ano, na maioria dos locais. Após esse prazo, poderá ser cobrada uma taxa que varia conforme a atividade.
A regularização completa deve ser feita em até 180 dias. Caso seja aprovado pelos órgãos regulatórios dentro do prazo estipulado, o alvará se torna definitivo.
A empresa deve seguir as normas de zoneamento urbano e o código de posturas do município onde está localizada para emissão do documento. Para emitir o alvará de funcionamento você vai precisar:
1. Entrar com pedido de viabilidade do endereço para a empresa.
2. Definir o tipo jurídico da empresa (EIRELI, Sociedade Limitada, Simples, etc.)
3. Definir o endereço para o negócio
4. Classificar as atividades exercidas pela empresa, de acordo com a tabela do CNAE.
5. Solicitar a emissão do alvará de funcionamento
No processo de validação de alvará de funcionamento, existem várias licenças necessárias que dependem do tipo de negócio que está sendo criado. Alguns exemplos são:
Os documentos necessários são:
Alguns dos procedimentos e documentos necessários podem depender do pagamento de taxas aos órgãos públicos. Os alvarás de funcionamento podem ser isentos de taxa, dependendo da localidade.
São quatro as variações de alvarás de funcionamento, dependendo do tipo de atividade da empresa:
A ausência de um alvará de funcionamento pode implicar no fechamento do estabelecimento ou em onerosas multas.
Além do fechamento definitivo do negócio, pode haver também a apreensão de bens e mercadorias e o empresário fica sujeito ao cancelamento do registro profissional.
A equipe especializada da Atom – Contabilidade Online pode te ajudar com todo o processo para que não se esqueça de nenhum documento, tornando o processo de abertura e regularização da sua empresa muito mais tranquilo e seguro, além de manter tudo em dia em termos de regularizações necessárias para o funcionamento do seu negócio.
Tire todas as suas dúvidas em relação ao alvará de funcionamento e como emitir este documento! Os nossos contadores podem ajudar de forma rápida, online e eficaz, simplificando a sua vida e a dos seus negócios.