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Voltar | Por Ever Contábil em 29/07/2020
Ter um negócio próprio é o anseio da maioria dos brasileiros. No entanto, a burocracia que cerca determinados processos desanima diversos futuros empreendedores. Aprender como abrir uma empresa passo a passo pode ser a ferramenta dos quais muitos precisam.
O intuito é auxiliar quem pretende ingressar no mundo empresarial, mas se sente perdido quanto às etapas. Portanto, este post vai mostrar como finalmente tirar o planejamento do papel. Mostraremos aqui como você pode fazer a abertura de empresa online.
Existem diversos tipos de empresas para determinadas quantidades de sócios, bem como atividades diversas. Por conta disso é interessante conhecer quais são para poder diferenciá-las para fazer o certo.
Não tem como abrir uma empresa passo a passo pulando as etapas, não é mesmo? Os procedimentos iniciais irão refletir nos deveres e direitos, assim como na administração geral do negócio.
Aqui é onde encontramos de dois sócios acima. Todos serão responsáveis administrativa e financeiramente em concordância com o capital social.
Neste tipo de empresa o mínimo capital a ser integrado em 100% antes de sua abertura é de 100 salários mínimos vigentes. Um único sócio toma todas as decisões cabíveis.
Não existe sócios, apenas o proprietário. O nome do empreendimento deve ser o mesmo do empreendedor, neste caso, podendo optar por um nome fantasia.
Também com um único proprietário, é automaticamente enquadrada no Simples Nacional. Esse tipo de empresa não tem como escolher outro regime tributário. Também não pode faturar mais que R$ 60.000,00 anuais.
É semelhante a Ltda. A diferença é que sua finalidade reúne profissionais que tratam de atividades técnicas e científicas, como advogados, engenheiros, etc.
Tem o capital dividido de uma forma diferente do sistema de quota; este é por ações. Pode ser ainda de capital aberto ou fechado.
Pesquisas apontam que o custo para se abrir uma empresa no Brasil atualmente está em uma média de R$ 2.000,00. As variações podem chegar a 200% dependendo da região do país.
Mas é preciso lembrar que esse montante é apenas para abertura. Existem outras despesas que o futuro empreendedor também terá.
Aluguel do local onde funcionará, possíveis reformas, honorário do contador… Esses gastos são feitos antes da empresa iniciar suas atividades.
Para entender como abrir uma empresa passo a passo é preciso atenção e organização. O seu negócio deve ser totalmente legalizado antes de qualquer coisa.
Sendo assim, licenças, inscrições e alvarás fundamentais têm que ser solicitados da maneira correta, atentando para os prazos. Não basta ter o CNPJ em mãos, existem muito mais documentos exigidos para que o empreendimento funcione dentro da legalidade.
Dependendo do município serão exigidas licenças específicas. Deve-se levar em conta também o ramo das atividades do negócio que, em determinados casos, requer autorizações especiais.
Se, por ventura um desses documentos não for providenciado, ocorrerão atrasos ou até mesmo inviabilidade da abertura da empresa. Tanto por isso, é de extrema importância que o contador contratado conheça bem as leis locais.
Você vai precisar dos serviços de uma contabilidade para fazer a abertura e manutenção da sua empresa. É o contador quem te ajudará a deixar todas as atividades que pretende executar nos conformes da lei.
Além do mais, é ele quem cuidará da gestão de pessoal e financeira. Portanto, preocupe-se em contratar alguém – ou uma empresa – idôneo, de confiança. Afinal, todo o seu empreendimento estará nas mãos dele.
Esse processo de como abrir uma empresa passo a passo não é tão oneroso quanto parece, mas requer minúcias.
O primeiro passo a ser tratado é a elaboração de um contrato social. É nele que constará:
• As definições de participação de capital dos sócios (se houver);
• As atividades prestadas pela empresa;
• Seu funcionamento (modelos tributários, outras participações, etc.).
Nesse ponto é preciso avaliar se o empreendimento poderá ser enquadrado no Simples Nacional. Esta é uma ótima forma de redução de alíquotas referentes a tributos e simplificação de seus pagamentos.
É um requisito básico no processo requerido para legalização de empreendimentos, e precisa ser realizado antes de se obter o CNPJ. Para ter como abrir uma empresa passo a passo sem problemas, basta consultar o nome escolhido. Em seguida, e estando tudo ok, prosseguir para essa etapa.
Somente à partir do registro é que a empresa existirá de forma oficial. Mas devemos ressaltar que essa não é uma autorização de funcionamento.
O alvará de funcionamento é um documento de nível municipal, que lhe outorga finalmente a colocação de suas atividades em prática. Portanto, consegui-lo é essencial.
Para isso deve-se comprovar ante a prefeitura que o empreendimento possui todos os requisitos exigidos para o funcionamento. Atente-se a cumprir, principalmente, com as determinações municipais.
Existe um detalhe importante que não pode ser deixado de lado. Antes de fazer o requerimento é preciso consultar na prefeitura se o local onde serão as instalações da empresa permite o exercício das atividades. Caso contrário, outro lugar – adequado – deve ser escolhido.
Grande parte dos estados é conveniada com a Receita Federal. Assim, é possível conseguir a Inscrição Estadual e o CNPJ pela internet em um único cadastro.
Este documento tem cunho obrigatório para aqueles que:
• Prestam serviço de energia e de comunicação;
• Setor do comércio e indústria;
• Presta serviço de transportes interestaduais e intermunicipais.
Com a Inscrição Estadual, você terá como abrir uma empresa passo a passo obtendo o cadastro no ICMS. Esse é o famoso Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Para obter o Alvará de Funcionamento, ter as devidas autorizações emitidas pelos órgãos vistoriadores é essencial. Como na maioria dos outros documentos, são diversificadas, dependendo do local, ramo da atividade e até do porte do empreendimento.
Entre a lista de licença e inscrição, as mais habitualmente exigidas, são:
• Licença ambiental;
• Licença sanitária;
• Vistoria determinante do cumprimento de normas vigentes de segurança.
Além dos documentos estadual e municipal, para alguns serviços prestados é necessário ter inscrições em órgãos de nível federal. Por isso recaímos na necessidade de contratação de uma contabilidade. É ela quem vai dar todas as instruções para que as licenças sejam retiradas dentro da legalidade.
Como foi a leitura do post? Aprendeu como abrir uma empresa passo a passo? Se você ainda tem dúvidas à respeito, pode deixar seu comentário logo abaixo!