No Brasil, existem leis que buscam incentivar as empresas a utilizar reciclados em seus produtos e negócios. Outras, como as que formam a Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscam estabelecer a responsabilidade das empresas no ciclo da reciclagem.
O setor de reciclagem consegue movimentar cerca de R$12 bilhões por ano e, ainda assim, muito do lixo reciclável é desperdiçado. Trata-se de um ramo promissor e rentável, que contribui enormemente para a preservação da natureza.
Com isso em mente, vamos conferir o que precisamos para abrir uma empresa de reciclagem lucrativa e responsável.
A primeira etapa para abrir uma empresa de reciclagem é identificar qual o tipo de resíduo a empresa irá manejar.
Pode ser um tipo de resíduo específico ou diversos tipos.
Para escolher a que mais será rentável ao negócio, levamos em conta os seguintes fatores: giro de estoque, cobertura dos estoques e nível de serviço ao cliente.
O giro de estoque mostra como o capital investido em estoques foi recuperado em vendas.
Cobertura de estoque é o índice de estoque que consegue cobrir as vendas.
E, finalmente, nível de serviço ao cliente diz se o negócio atende as demandas dos clientes com eficiência.
Devemos averiguar se a matéria prima fornece um estoque mínimo para atender os seus clientes. Ela não deve ficar muito tempo no estoque. O estoque de matéria prima deve ser mínimo para gerar o menor impacto no capital de giro.
Em seguida, devemos definir a localização. A melhor opção é aquela mais próxima da matéria prima utilizada.
O empreendedor deve verificar as regulamentações específicas de cada município antes de abrir um negócio.
Verifique também se o imóvel atende às demandas operacionais em termos de capacidade de instalação e características da região.
Devemos realizar antes uma consulta comercial junto à prefeitura onde abriremos nossa empresa. Consulte se é permitido abrir uma empresa de reciclagem no local escolhido.
Antes de registrar o nome e a marca da empresa, o empreendedor deve averiguar na Junta Comercial ou Cartório e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) se o nome pretendido já é utilizado por outra empresa.
Os documentos necessários são:
a solicitação do CNPJ;
solicitação da inscrição estadual;
alvará de licença;
matrícula no INSS;
Consulte também a legislação para verificar quais leis e normas devem ser seguidas para exercer a atividade de reciclagem.
A estrutura de uma empresa de reciclagem depende do tipo de material utilizado.
A SEBRAE sugere uma área mínima de 1.000m² para reciclagem de papel ondulado ou de escritório; 1.500m² para reciclagem de plástico filme e pet; e 700m² para reciclagem de pneus;
Uma empresa de reciclagem deve contar com diversos profissionais especializados:
Os equipamentos necessários em uma empresa de reciclagem dependem do porte e do tipo de material.
Para papel, por exemplo, é necessário calandra, corrugadeira, balanças, seladora, prensa hidráulica e guilhotina industrial.
Para pneus, trituradores; autoclaves; peneiras.
Para reciclar plásticos, teremos de adquirir prensa, moinho, extrusora, triturador, aglutinador, centrífuga e batedor.
Fatores como o local (próprio ou alugado), equipamentos novos ou usados e quantidade de funcionários influenciam diretamente no montante do investimento necessário.
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O tema da sustentabilidade é um dos maiores incentivadores, junto às leis específicas sobre a destinação ambientalmente correta de resíduos, para montarmos uma empresa de reciclagem.
A conscientização e a preocupação com o destino de resíduos e com o meio ambiente aumentam cada vez mais, aumentando as oportunidades para trabalhar nesse ramo.
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