ícone whatsapp

Blog » Abertura de Empresa

Como abrir empresa de home care?

Voltar | Por Alison em 15/01/2024

Quer abrir uma empresa de home care, mas não sabe muito bem por onde começar? Entenda tudo sobre o como abrir empresa de Home Care.

Assim como qualquer negócio de saúde, abrir uma empresa de home care possui particularidades e exige um investimento inicial significativo. Afinal, a qualidade do cuidado oferecido em domicílio depende de uma estrutura adequada, seja de profissionais, seja de equipamentos.

Contudo, o trabalho e o investimento compensam, já que o home care é um serviço cada vez mais solicitado e que tem crescido com o aumento da população idosa.

Neste artigo, te contamos todos os passos para abrir uma empresa de home care. Confira!

O que é uma empresa de home care?

O home care é um serviço de saúde oferecido no domicílio do paciente 24 horas por dia.

A sua faceta mais recorrente é relacionada ao cuidado com pessoas idosas, mas existem inúmeras situações em que ele se torna uma opção, como, por exemplo, em casos de pacientes com dificuldade de locomoção.

Como abrir empresa de home care?

1. Estrutura adequada de profissionais e equipamentos

A empresa de home care precisa de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos e outros profissionais de saúde. Ou seja, de um corpo profissional completo e especializado, assim como de inúmeros equipamentos a fim de garantir um bom cuidado. Vale dizer que os equipamentos e materiais necessários aos cuidados precisam de estoque adequado para que nunca faltem e comprometam a saúde e assistência dos pacientes.

É, principalmente, em razão da complexidade da estrutura necessária ao home care que abrir uma empresa na área requer um investimento inicial significativo. Por exemplo, de acordo com as normas estabelecidas pela ANVISA, a empresa deve ter, ao menos: recepção, área de trabalho para a equipe administrativa com arquivo, área de trabalho para a EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar), almoxarifado, instalações de conforto e higiene.

2. Atenção à legislação

Como o home care é um serviço de saúde, as leis estabelecem regulações para a atuação dessas empresas, como é o caso da Lei 6.437, que institui normas sanitárias e estabelece sanções em caso de descumprimento e também da resolução CFM 1.668, que dispõe sobre as normas técnicas e de assistência domiciliar.

Por isso, o empreendedor deve ter atenção redobrada à legislação na hora de montar o negócio.

3. Documentação e burocracia para abrir uma home care

Abaixo, separamos o passo a passo das documentações para abrir sua empresa de home care.

1. Realizar o registro na Junta Comercial
2. Solicitar o CNPJ na Receita Federal
3. Realizar o registro na prefeitura municipal para obter o alvará de funcionamento
4. Enquadramento na entidade sindical patronal
5. Fazer o cadastro na Caixa Econômica Federal
6. Solicitar o alvará do Corpo de Bombeiros Militar, já que esse órgão verifica a adequação da empresa às exigências de segurança
7. Consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal acerca da Lei de Zoneamento

Precisa de ajuda?

Agora que você já sabe das particularidades que envolvem uma empresa de home care, consulte nosso time de especialistas contábeis e abra seu negócio com segurança!

Compartilhe: