ícone whatsapp

Blog » Abertura de Empresa

Como abrir uma empresa de consultoria ambiental?

Voltar | Por Alison em 18/12/2023

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais falado, e com isso o interesse em saber como abrir uma empresa de consultoria ambiental vai aumentando. Confira sobre o assunto.

A consultoria ambiental é um nicho de mercado em crescimento. Contudo, ainda há poucos profissionais no mercado para atenderem as demandas cada vez mais frequentes nesta área. Por isso, essa pode ser uma área de boas oportunidades para os profissionais qualificados.

Neste artigo, você entende como abrir uma empresa de consultoria ambiental. Confira!

Afinal, o que é uma empresa de consultoria ambiental?

Com as preocupações globais em torno das mudanças climáticas, as regulações têm mudado no mundo todo para garantir o comprometimento corporativo com a sustentabilidade.

Na prática, isso significa que todo projeto elaborado por empresas ou instituições precisa ser analisado em termos de impactos ambientais e mitigações cabíveis. O consultor ambiental é, justamente, o profissional qualificado para avaliar a conformidade das ações propostas de acordo com a legislação vigente.

Com isso, a empresa garante o menor número de prejuízos possível ao ambiente e às populações que nele vivem, assim como evitam problemas com a lei e com a própria imagem da marca.

Como abrir uma empresa de consultoria ambiental?

Abaixo, separamos o passo a passo para você

1. Documentação na Junta Comercial;

Procurar a Junta Comercial do município é o primeiro passo para abrir a empresa. Lá você informa o tipo de negócio, se há sociedade, quais atividades serão desenvolvidas, etc. Com isso, a instituição libera um contrato social.

2. CNPJ

O segundo passo para abrir sua empresa é solicitar um CNPJ à Receita Federal: o cadastro da Pessoa Jurídica. Esse registro garante a regularidade da empresa, o reconhecimento da sua existência pelo governo federal e a possibilidade de emitir as notas fiscais referentes aos serviços prestados. Além disso, ao solicitar o CNPJ é necessário definir o Regime Tributário da empresa, sendo a consultoria de um contador fundamental para evitar erros e prejuízos.

3. Secretaria Estadual da Fazenda;

Na Secretaria Estadual da Fazenda, o consultor ambiental realiza o seu registro estadual. Para isso, são necessários os documentos da Junta Comercial, RG e CPF autenticados, e os comprovantes de pagamento das taxas pertinentes, como o DARF.

4. Alvará de funcionamento

Por fim, o consultor deverá verificar com a municipalidade quais são os alvarás de funcionamento necessários para que o estabelecimento possa abrir suas portas e começar a funcionar.

Planeje seu negócio

Antes de dar os primeiros passos para abrir sua empresa de consultoria ambiental, planeje bem o seu negócio para ter sucesso. Pergunte-se e analise quais serviços você pode oferecer diante da equipe que possui e da estrutura da empresa.

Além disso, invista em uma equipe multidisciplinar, com profissionais dotados de diferentes especialidades técnicas e tenha isso em mente na hora de definir o porte e quais serviços sua empresa pode prestar.

Quer saber mais?

Entenda a importância da assessoria contábil e consulte nossa equipe de especialistas contábeis.

Compartilhe: