ícone whatsapp

Blog » Abertura de Empresa

PJ Médico: o que é e como funciona? 

Voltar | Por Alison em 29/08/2022

Existem muitas dúvidas sobre PJ médico, a Pessoa Jurídica Médica. Confira tudo o que você precisa saber neste artigo!

Atualmente muito se fala sobre o PJ médico e este assunto tem gerado muita dúvida como por exemplo 1ual regime tributário escolher para criar a PJ? É necessário contratar uma empresa de contabilidade? Qual modalidade de empresa escolher? Neste artigo, você vai tirar todas as dúvidas sobre a PJ Médica.

PJ médico é o termo usado para designar a abertura de uma empresa destinada, especificamente, a oferecer serviços médicos. Portanto, como pessoa jurídica, os serviços oferecidos ficam vinculados a um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica)

Essa é uma opção que pode ser rentável para esses profissionais e traz inúmeros benefícios. Vamos entender exatamente o que é e como funciona o PJ Médico.

O que é PJ Médico?

Quando o médico opta por criar uma empresa através da PJ, da Pessoa Jurídica, ele entra em uma categoria específica de atuação, que não é regulada, por exemplo, pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e tampouco pelas regras pertinentes a uma pessoa física, um profissional autônomo.

De outra forma, os serviços prestados passam a ser regulados pelas regras pertinentes ao CNPJ, o que implica, por exemplo, em determinados regimes tributários, formas de pagar impostos.

Dentre as categorias de empresas, o médico pode escolher abrir uma empresa de pequeno (EPP) ou de médio porte (EMP). Lembrando que o que define o porte da empresa é, principalmente, o faturamento anual, mas também o número de funcionários e colaboradores.

A opção de ser abrir uma microempresa fica de fora para a Pessoa Jurídica Médica. Para ser uma ME, é necessário não exercer uma profissão que exige registro em um órgão específico, como é o caso da profissão médica e do crm, precisamente o registro concedido pelo Conselho Federal de Medicina, que regula e fiscaliza a prática desses profissionais.

Como abrir PJ Médico?

É necessário procurar por uma empresa ou profissional de contabilidade. Para abrir o PJ médico alguns passos são necessários, tais como: a definição do modelo do negócio, a escolha da modalidade da empresa, se será de pequeno ou médio porte, a definição das atividades que serão exercidas, a definição do Regime Jurídico e Tributário, a realização de registro na Junta Comercial e, claro, a obtenção do registro no crm.

Qual Regime Tributário escolher?

O regime tributário diz respeito a como os impostos serão cobrados. O PJ Médico poderá escolher entre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

O Simples Nacional é cobrado de forma simples, através de uma única guia. Contudo, enquadra apenas micro e pequenas empresas.

Uma das principais regras do regime de Lucro Presumido é faturar menos de R$ 78 milhões no ano enquanto no Lucro Real o faturamento anual deve ser maior que R$ 78 milhões no ano.

Benefícios do CNPJ para Médicos

A principal vantagem de obter um PJ médico é o aumento das possibilidades de prestação de serviços. Consequentemente, o aumento do faturamento.

Além disso, muitos hospitais costumam contratar serviços via CNPJ, já que isso promove contratos de trabalho mais flexíveis.

Entre em contato e também saiba mais sobre a contabilidade para médico pj.

Compartilhe: